PREÇOS E EXPOSIÇÃO

DC Análise

11/06/2015
Precos e exposicao

A empresária Rafaela Garcia, proprietária da loja Ronaldo Licores e Cachaças, instalada no Mercado Central de Belo Horizonte, vai apostar em souvenirs vinculados ao produto tipicamente brasileiro. "Planejamos aumentar até cinco vezes a nossa produção de copinhos e garrafinhas de cachaça com as bandeiras do Brasil e de Minas Gerais", conta. Os souvenirs vendidos entra R$ 5 R$ 10 atendem à procura do público da Copa. "Esse turista é diferente dos que fazem viagens longas. Ele pode até fazer compras de presentes, mas tem que ser um produto com preço atrativo e fácil de levar", afirma Paulo Alvim.

Além do preço atrativo, os empresários devem investir em produtos de fácil transporte e que possam ser provados durante a temporada do turista no Brasil. "Não podemos esquecer que produtos alimentícios têm barreiras alfandegárias. O turista empresário tem que testar aqui. Depois poderá entrar em contato para um negócio", argumenta o gerente do Sebrae. Isso é o que espera a gerente Comercial e de Marketing da Doces da Christy, Marina Mares Guia. "Acho que vai ser uma grande oportunidade para fazer negócios. Vamos poder mostrar a todos que temos produtos nacionais de muita qualidade e preparados para os mercados interno e externo", diz.

Na tentativa de chamar a atenção do mercado internacional, a embalagem da Doces da Christy passou a contar com uma bandeirinha do Brasil. Com produção artesanal em Ponte Nova, na Zona da Mata Mineira, os doces de goiaba e de manga já estão em 80 pontos de venda no Brasil: Salvador, Curitiba, Santa Catarina, Brasília, Mato Grosso e em toda a região Sudeste. De olho na Copa, Marina colocou seus produtos também em lojas no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, e no Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília. "Além disso, estamos marcando presença em delicatessens famosas e turísticas, como a Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro, tendo em vista os clientes potenciais que chegam com esses grandes eventos", afirma.