Desafio de Criar

Relatos da trajetória de negócios inovadores

Revista Passo a Passo - SEBRAE

10/06/2015

Experiências de sucesso de empreendedores que enfrentaram o desafio de investir em produtos e serviços diferenciados foram relatadas, durante os quatro dias da Feira do Empreendedor, nas palestras do 'Espaço Inovação'. Parceria do Sebrae com o Instituto Inovação, o espaço funcionou como uma grande mostra de produtos e processos inovadores desenvolvidos por empresas mineiras, que são destaque no Brasil e no exterior.

Os visitantes tiveram acesso às inovações nos segmentos da biotecnologia, informática (softwares para criação de empresas, equipamentos para melhorar o sistema de telefonia), entre outros, e o seu potencial para a geração de negócios e desenvolvimento de novos mercados.

Nas palestras, empreendedores de sucesso falaram sobre a experiência de começar uma empresa com inovação e atingir bons resultados. Um deles foi a professora de artes Chistiana dos Mares Guia Martins, que divide as salas de aula com a produção artesanal de goiabada caseira, em Ponte Nova, na Zona da Mata.

Ela começou a atividade comercializando as sobras da goiabada produzida pela sogra apenas entre os amigos. Em pouco tempo, a demanda pelo produto aumentou e Christiana passou também a produzir o doce. Surgia uma nova empresa, a Doces da Christy.

Para oferecer um produto com qualidade, a empresária buscou ajuda do Sebraetec, programa de apoio tecnológico às micro e pequenas empresas. Atualmente, Christiana produz 2,5 mil quilos de goiabada por mês, com mercado certo. "O Sebrae foi tudo para mim. Por meio das orientações de seus técnicos comecei a dar uma direção aos negócios, aprendi os passos para chegar ao mercado, inclusive no item relacionado à embalagem do produto.

Roberto Bittar também compartilhou com a platéia sua história sobre os desafios enfrentados para lançar uma novidade no mercado. O empresário conta que, em março deste ano, colocou à venda o software Tom Play, ferramenta digital inovadora de ensino musical, que auxilia, passo a passo, quem pretende aprender diferentes instrumentos musicais. Segundo o empresário, o produto está sendo comercializados apenas pela internet, em 34 sites, no Brasil e no exterior, com um bom retorno.